sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Se Deus (também) é Brasileiro, samba no pé!



O brasileiro é um narciso às avessas, que cospe na própria imagem. Nossa tragédia é que não temos o mínimo de auto-estima. - Nelson Rodrigues



Já há bastante tempo percebo em meu coração brotar uma questão relacionada à minha identidade como Cristão, mas especificamente como um cristão brasileiro. Desde muito cedo em nossa vivencia religiosa somos condicionados a ouvir, ler e, como músicos, tocar em nossas igrejas materiais que não são produzidos no Brasil, a maioria importada (e traduzida) dos Estados Unidos. E com a utilização contínua destes materiais passamos a adaptar à nossa cultura, uma litúrgia “gringa”, que na verdade, não tem relação com o dia a dia de nosso povo.
É comum hoje em nossas Igrejas cantarmos traduções de grupos estrangeiros como Hillsong, Hossana Music, Vineyard, entre outros, que não deixam de ser grupos que expressam com qualidade e beleza as suas canções, mas fica sempre em meu coração uma pergunta: Onde esta o espaço garantido em nossa liturgia brasileira para os nossos salmistas e poetas com cheiro e jeito de Brasil?Sinto em muitas reuniões que visito, que em meio ao período de musica sou descaradamente transportado para outra cultura, e no momento da reflexão ouço vozes de gente que não sabe a realidade e a dor do dia a dia de nosso povo. Já cansei de ver púlpitos inspirados por “profetas” que falam uma linguagem de outro povo que não é o meu, e ver igrejas cheias de cantores que cantam uma música que não é a nossa, e sempre fica a pergunta: Em que país estou?Às vezes me parece que nós criamos um tipo de rejeição contra nossa própria identidade, e loucamente demonizamos as coisas que são nossas, o nosso sangue, a nossa raiz. Mas em parte sei que isso não é uma culpa estritamente nossa, somos ensinados assim ,e por gente que assim aprendeu, pessoas estas vitimadas por uma liturgia com identidade colonialista. É comum observar em CDs e DVDs cristãos produzidos fora do país, os grupos estrangeiros oferecendo um momento de forte apêlo emocional adicionando à produção um coral de “índios”, “africanos” ou “órfãos” nas apresentações. Este tipo de artifício nos passa a idéia de uma cínica condescendência: O louvor elitizado produzido “lá” também pode ser compreendido pelos bichinhos de estimação de “cá”.Não é minha intenção alimentar “anti-americanismo” ou "dor de cotovelo terceiro mundista". Estou apenas propondo um debate acerca do que é óbvio: este perfil de louvor está em total desconexão com nossa identidade.Creio que se fosse a vontade de Deus que a nossa liturgia fosse refém de outra cultura, porque haveria de ser a dos EUA? Temos a nossa própria identidade, nas raças, no clima, na cultura, na história, etc. Um multicolorido que nos torna uma nação única no mundo.Gosto de pensar no Céu multiforme, multicolorido, multimusical, multicultural, onde há espaços para todos, cada um do seu jeito e da sua forma, com sua alegria e emoção, mostrando pro Pai a beleza do que ele criou, explicando o porquê todas as flores do mundo não são amarelas, mostrando que nosso Deus é colorido.É tempo de refletir e reencontrar a nossa identidade no louvor. Resgatar esta brasilidade linda, aprendendo que o rock não é do diabo e nem o samba também. Parar de ser “cover” artista gospel americano e assumir o Brasil, seja como “músicos ou pastores”. Estamos nesta terra para sermos Brasileiros; ou melhor: Brasileiros cristãos, de chinelo havaiana e tudo. Inspirados e orgulhosos, não para rejeitar o que nossos irmãos estrangeiros são, mas vivendo o que somos.


Samba pra Deus - (Luís Arcanjo)


Ah, Quando eu era menino eu quis
Quis cantar samba pra Deus ouvir
Mas alguém cruel me disse que
Deus não gostava de samba e aio meu coração menino chorou
e o que eu vou cantar pro meu Senhor
Se meu samba é meu melhor
Me senti frustrado, triste e só
Chorei escondido e enquanto escondido insistia
Cantando pra Deus e batendo na lata vazia
Eu não saberia explicar a certeza que vinha
Que Deus lá do alto ouvia, gostava e sorria
Ah, deixa eu cantar do jeito meue se eu dançar vai ser pra Deus
Só pode dizer o que é isso alguém que sentiu
Deus ouve além de uma canção
Sabe o que vem do coração
O que há de errado em cantar um som do Brasil?



Em Cristo,
Ministério de Adoração Pura Benção
Igreja Batista Getsêmane
Macaé - RJ

Um comentário:

Brechó Cê te serve disse...

A paz meus irmãos,que Deus continue abençoando esse ministério.
Qunaod vocÊs vão fazer uma visitinha lá na minha igreja heim?